O que é Toki Pona?

Introdução


Toki Pona foi uma tentativa filosófica da canadense Sonja Lang de compreender o significado da vida através de 120 palavras.

ona li toki: "toki pona li tan seme? tenpo pini la mi wile sona e kon ale kepeken nimi lili."

Através de um processo de autocompreensão, linguística comparativa e brincadeira, Sonja projetou um sistema de comunicação simples para simplificar seus pensamentos.


"mi lukin e kon mi. mi kama sona e toki mute. mi musi. mi pali e nasin toki lili. ona li pona e toki insa mi."

Ela publicou pela primeira vez sua microlinguagem na internet em 2001. Logo uma pequena comunidade de fãs do Toki Pona começou a surgir em todo o mundo.

"mi pana e toki lili mi tawa jan ale lon ilo lipu lon tenpo pini. kulupu lili li kama. ona li olin e toki pona."

Simples e natural


As linguagens modernas estão cheias de maneiras complexas de expressar as coisas mais simples. O que é um geólogo, senão uma "pessoa do conhecimento da terra"? Existe alguma diferença útil entre as palavras "grande", "largo" e "enorme"?

Toki Pona é uma linguagem que rompe com ideias avançadas em seus elementos mais básicos. Se você está com fome, você quer comer. Ensinar é "dar conhecimento". Isso nos permite reduzir drasticamente o vocabulário e as estruturas gramaticais necessárias para dizer o que temos a dizer.

Simplifique seus pensamentos. Menos é mais.

Aparência


Toki Pona é semântica, lexical e foneticamente minimalista. As partes mais simples e pequenas são usadas para criar um sentido máximo. A linguagem inteira usa apenas 120 palavras e 14 letras do alfabeto.

Cada palavra foi cuidadosamente selecionada para cobrir uma ampla variedade de significados. Por exemplo, kili significa qualquer fruta ou vegetal, que inclui alface, repolho e até mesmo mandioca. Um lipu é qualquer documento, seja um livro impresso, um cartão postal ou mesmo uma tabuinha. Um jan (pronunciado "yan") é qualquer ser humano, independentemente de serem muçulmanos ou ateus, negros ou brancos, ricos ou pobres.

De muitas maneiras, Toki Pona se assemelha a um pidgin. Quando pessoas de diferentes culturas precisam se comunicar, elas devem se concentrar nos elementos mais universais da nossa experiência humana.

Toki Pona oferece um caminho para a redução semântica. Assim como podemos reescrever uma fração matemática como 4/8 ou como 1/2, podemos destilar nossos pensamentos para suas unidades mais fundamentais para descobrir o que as coisas realmente significam. Podemos entender ideias complexas em termos de suas partes menores.

Uma ideia inerente à bondade é transparente por toda a linguagem. A expressão para amigo significa literalmente "boa pessoa". Felicidade é "sentir-se bem". Toki Pona em si significa "boa linguagem" ou "linguagem simples".

Embora o vocabulário e a gramática sejam muito simples, a linguagem contém algumas regras de sintaxe essenciais para manter uma frase coerente. Por exemplo, a partícula li separa o sujeito do verbo.

Limitações


Por ser tão geral e vago, Toki Pona muitas vezes não tem a capacidade de distinguir significados com mais precisão. Por exemplo, ao agrupar todas as espécies de aves possíveis na única palavra waso, eliminamos a necessidade de aprender um extenso vocabulário. No entanto, somos também incapazes de distinguir entre águias e galinhas. As traduções mais próximas podem ser "ave forte" (waso wawa) e "ave estúpida" (waso nasa).

Toki Pona tem um leque bastante restrito de funções. Embora seja muito fácil meditar e transmitir pensamentos honestos e atividades cotidianas em Toki Pona, é impossível traduzir um livro de química ou um documento jurídico no idioma sem perdas significativas. Tais textos são produtos da complexa civilização moderna em que vivemos e não são adequados para uma linguagem bonitinha como Toki Pona.

Como uma linguagem artística com meios limitados de expressão, Toki Pona não se esforça para transmitir todas as facetas e nuances da comunicação humana. No entanto, os resultados que podemos alcançar com tão poucos elementos revelam-se muito interessantes, se não espiritualmente perspicazes.

Se Inglês é um romance extenso e interminável, Toki Pona é só uma poesia japonesa de poucas frases.

Benefícios


Treinar sua mente para pensar em Toki Pona pode levar a um compreensão  mais profunda das coisas do mundo. Se muitos dos problemas da vida são criados por nossos pensamentos em excesso, então Toki Pona filtra esses pensamentos e aguça o significado básico das coisas. Muitos desses princípios foram inspirados pelo Tao De Jing, que ensina: "Você pode persuadir sua mente de sua errância e manter a unidade original?"

Por exemplo, o que é um "mau amigo"? A expressão de Toki Pona para amigo é jan pona, ou literalmente "boa pessoa". Você logo percebe que um mau amigo é uma oposição por si mesma. Em outro exemplo, a palavra wile significa tanto "precisar" quanto "querer". Isso nos ajuda a alinhar nossos desejos com nossas necessidades reais.

Toki Pona está bastante focado no contexto. Do ponto de vista de um passageiro, um carro pode ser o tomo tawa (um compartimento interno que se move). O motorista pode ver isso como ilo tawa (máquina para ir). Se você está atravessando a rua e - pá! - um carro abalroa em você, então pode ser um kiwen tawa (objeto duro que se move).

O falante e o ouvinte entendem o significado de uma palavra através de seu contexto. Toki Pona requer atenção plena para que se esteja plenamente consciente do momento presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores